quarta-feira, 27 de maio de 2009

Relatório - Oficina 5 - TP3

A Oficina 5, do Programa Gestar II, foi realizada no dia 08 de maio, sexta-feira, na escola onde o programa está sendo implementado. Os professores cursistas demonstraram confiança em relação ao tema tratado nas Unidades 9 e 10 - Gêneros textuais- e não apresentaram dificuldades na resolução das atividades do livro, visto que os assuntos abordados já fazem parte de sua rotina diária de trabalho.

As atividades escolhidas para o Avançando na prática foram a elaboração de uma biografia (p. 25 – TP3), aplicada no 7º ano, e uma letra de música comparada a um poema (p.74 – TP3), aplicada no 9º ano. A escolha destas atividades foi feita baseando-se em estudos anteriores desses gêneros e considerando que seria um excelente exercício de aperfeiçoamento. Na aplicação, a maior dificuldade relatada foi fazer com que os alunos registrassem no papel aquilo que, de forma tão natural, conseguiam fazer oralmente.

Percebe-se que, de maneira geral, falar é mais fácil que escrever, talvez porque exija menos conhecimento de regras e concordâncias. Verificamos que, fazendo algumas alterações na nossa prática de ensino, poderemos sanar esse problema e desenvolver em nossos alunos maior habilidade e auto-confiança para escreverem.

Em relação ao texto escolhido para trabalhar na oficina, os professores optaram pela análise e interpretação do “Poema tirado de uma notícia de jornal”, de Manoel Bandeira. Em seguida, planejaram atividades de interpretação que giravam em torno do tema, autor/leitor/ouvinte, formas de expressão, aspectos na construção dos sentidos, idéias sugeridas e explícitas, etc. Foi feita ainda uma comparação com o texto “O grande desastre aéreo de ontem”, de Jorge de Lima. E, finalizamos os trabalhos com a atividade, apontando características e funções do gênero literário.

Considerando os objetivos, a validade das atividades propostas e os resultados alcançados, o aproveitamento pode ser considerado excelente, pois tudo foi feito com muito estudo, dedicação e responsabilidade, tudo isso visível nos trabalhos apresentados.

Já no encerramento da oficina, fizemos uma reflexão sobre a relação entre leitura e produção de texto, temas bastante conhecidos no universo escolar, mas que sempre devem estar em discussão e evidência, principalmente agora, no momento em que estamos repensando nossa prática e buscando soluções para mudarmos os rumos da educação em nosso país.

Espero encontrar nos próximos trabalhos, o mesmo entusiasmo e a mesma dedicação que vi nortearem essa oficina e as demais atividades aqui propostas!

Um comentário:

  1. Rita, seu blog, além de lindo, tem muito conteúdo. Adorei! Abraços, Vera

    ResponderExcluir