quinta-feira, 14 de maio de 2009

Memorial de Leitura

“(...) esse é o objetivo da literatura: prazer.” Rubem Alves

Quando olho para traz, não consigo identificar exatamente o momento em que o meu amor pela leitura se iniciou. Mas na adolescência, uma das lembranças mais fortes que tenho de mim mesma é a de estar sempre com um livro nas mãos.

Acho a leitura libertadora! Através dela conheci vários lugares, pessoas, pensamentos, atitudes e emoções. E, ainda que hoje em dia, muito se perdeu na memória, tudo que conheci faz parte de mim, parte do que sou. A leitura me completou, preencheu lacunas, me trouxe respostas para perguntas que eu nem mesmo sabia formular. Quando gosto do livro, fico cega e surda para o que acontece à minha volta. Naquele instante mágico em que estou “dentro” do livro, aquela é a minha vida. Em algumas vezes fiquei tão conectada a uma história, que passei a noite toda lendo, envolvida; e, em outras vezes, ao término do livro, houve até uma certa tristeza por ter que me separar daqueles personagens tão conhecidos, quase amigos...

Gosto de romance, ação, suspense e já li tantos livros que até perdi a conta. Cito alguns: Capitães de Areia, Dona Flor e Seus Dois Maridos (Jorge Amado); O Pequeno Príncipe (Saint Exupéry); Éramos seis (Maria José Dupré); Dom Casmurro (Machado de Assis); O Aquimista, Brida, O diário de um mago, As Valkírias (Paulo Coelho); A outra face, O outro lado da meia-noite, A ira dos anjos, O reverso da medalha, Se houver amanhã (Sidney Sheldon); Casa forte (Danielle Steel); Anjos e Demônios, O Código Da Vinci (Dan Brown) etc.

A certeza que tenho é que LER pode trazer muita cor a nossas vidas e nos faz crescer interiormente. Sem falar na parte prática, que é melhorar a capacidade de interpretação, de produção de textos e de se relacionar com o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário