quarta-feira, 13 de maio de 2009

Memorial Profissional


Concluí o curso de LETRAS em 1994, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Varginha – MG. Alguns anos mais tarde, em 1998, após aprovação em concurso público, comecei a trabalhar com Língua Portuguesa no Ensino Fundamental. Dois anos depois, fiz um curso de Pós-graduação para especialização e aperfeiçoamento, também na área de Letras – Língua Portuguesa, pela Federação de Escolas Faculdades Integradas Simonsen.

Minha experiência como educadora, nesses onze anos exercendo a profissão, me fez compreender que a docência é uma arte que requer muito sacrifício e determinação. É uma atividade pouco valorizada pela sociedade e menos ainda pelos governantes. Mas, é sobretudo, uma missão de apontar caminhos para que os alunos descubram e construam os saberes.

Cabe a nós professores, sermos mediadores nesse processo. Devemos compreender que é preciso somar forças, saberes e fazeres, pois educar não é tarefa fácil e nem só do professor: educar também requer a organização do tempo e do espaço no chão dos organismos escolares.

Nas palavras de Gabriel Chalita, encontro uma perfeita definição de minha profissão:
“(...) Ser professor é um privilégio. Ser professor é semear em terreno sempre fértil e se encantar com a colheita. Ser professor é ser condutor de almas e de sonhos, é lapidar diamantes.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário