quarta-feira, 27 de maio de 2009

Relatório - Oficina 5 - TP3

A Oficina 5, do Programa Gestar II, foi realizada no dia 08 de maio, sexta-feira, na escola onde o programa está sendo implementado. Os professores cursistas demonstraram confiança em relação ao tema tratado nas Unidades 9 e 10 - Gêneros textuais- e não apresentaram dificuldades na resolução das atividades do livro, visto que os assuntos abordados já fazem parte de sua rotina diária de trabalho.

As atividades escolhidas para o Avançando na prática foram a elaboração de uma biografia (p. 25 – TP3), aplicada no 7º ano, e uma letra de música comparada a um poema (p.74 – TP3), aplicada no 9º ano. A escolha destas atividades foi feita baseando-se em estudos anteriores desses gêneros e considerando que seria um excelente exercício de aperfeiçoamento. Na aplicação, a maior dificuldade relatada foi fazer com que os alunos registrassem no papel aquilo que, de forma tão natural, conseguiam fazer oralmente.

Percebe-se que, de maneira geral, falar é mais fácil que escrever, talvez porque exija menos conhecimento de regras e concordâncias. Verificamos que, fazendo algumas alterações na nossa prática de ensino, poderemos sanar esse problema e desenvolver em nossos alunos maior habilidade e auto-confiança para escreverem.

Em relação ao texto escolhido para trabalhar na oficina, os professores optaram pela análise e interpretação do “Poema tirado de uma notícia de jornal”, de Manoel Bandeira. Em seguida, planejaram atividades de interpretação que giravam em torno do tema, autor/leitor/ouvinte, formas de expressão, aspectos na construção dos sentidos, idéias sugeridas e explícitas, etc. Foi feita ainda uma comparação com o texto “O grande desastre aéreo de ontem”, de Jorge de Lima. E, finalizamos os trabalhos com a atividade, apontando características e funções do gênero literário.

Considerando os objetivos, a validade das atividades propostas e os resultados alcançados, o aproveitamento pode ser considerado excelente, pois tudo foi feito com muito estudo, dedicação e responsabilidade, tudo isso visível nos trabalhos apresentados.

Já no encerramento da oficina, fizemos uma reflexão sobre a relação entre leitura e produção de texto, temas bastante conhecidos no universo escolar, mas que sempre devem estar em discussão e evidência, principalmente agora, no momento em que estamos repensando nossa prática e buscando soluções para mudarmos os rumos da educação em nosso país.

Espero encontrar nos próximos trabalhos, o mesmo entusiasmo e a mesma dedicação que vi nortearem essa oficina e as demais atividades aqui propostas!

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Oficinas Introdutórias


As primeiras Oficinas aconteceram nos dias 16 e 24/04/2009 e foram realizadas na escola onde trabalhamos. Iniciamos com a apresentação do Programa Gestar II, na qual foi mostrado: histórico, definição, objetivos, atores e parceiros do Programa e sua organização.

Foi entregue o Planejamento de Trabalho referente ao 1º semestre, o qual continha as datas dos encontros e oficinas, bem como o tema a ser trabalhado, a carga horária total do Programa e outras informações relevantes. Explicados a dinâmica das Oficinas, o trabalho que cada um deverá executar e o Projeto a ser desenvolvido pelo professor do início ao término do curso. Distribuído e analisado o material do curso, sendo que todas as questões do Guia Geral foram respondidas, à medida que seu conteúdo foi estudado.

Os cursistas estavam confiantes, comprometidos com a proposta do Programa e cientes da necessidade de um maior envolvimento do professor. Ficou claro que se faz urgente uma intervenção na prática do ensino, objetivando sua melhoria. Todos visualizaram na proposta do Gestar e na sua implementação, a possibilidade de alcançar os resultados tão incansavelmente procurados.

Cronograma 1º Semestre



1º encontro de Formadores do Gestar II - Barbacena - MG

O primeiro encontro de Formadores do Gestar II aconteceu em Barbacena – MG, no período de 23 a 27/05/2009, coordenado pela professora Clotilde Simplicio Belo Mazochi. Havia aproximadamente 20 formadores de diversas cidades da região, por exemplo: Arantina, Carangola, Leopoldina, Manhuaçu, Ponte Nova, Viçosa etc.

Foi uma semana de expectativas, desafios, aprendizagem e crescimento, na qual fomos apresentadas à filosofia do Programa Gestar, que nos orienta para a criação de uma nova escola, que contemple a complexidade do mundo contemporâneo articulando-o com a educação dos alunos. A proposta do programa é elevar a competência dos professores e dos alunos, através da mudança na prática do ensino.

Esse encontro foi muito interessante, principalmente pela troca de experiências e pela oportunidade de conhecer e interagir com pessoas tão envolvidas na missão de educar. Tenho certeza que, participando desse projeto, terei um grande crescimento pessoal e profissional e, conseqüentemente, na escola onde o implantarei haverá uma mudança significativa do processo de ensino aprendizagem.

Memorial de Leitura

“(...) esse é o objetivo da literatura: prazer.” Rubem Alves

Quando olho para traz, não consigo identificar exatamente o momento em que o meu amor pela leitura se iniciou. Mas na adolescência, uma das lembranças mais fortes que tenho de mim mesma é a de estar sempre com um livro nas mãos.

Acho a leitura libertadora! Através dela conheci vários lugares, pessoas, pensamentos, atitudes e emoções. E, ainda que hoje em dia, muito se perdeu na memória, tudo que conheci faz parte de mim, parte do que sou. A leitura me completou, preencheu lacunas, me trouxe respostas para perguntas que eu nem mesmo sabia formular. Quando gosto do livro, fico cega e surda para o que acontece à minha volta. Naquele instante mágico em que estou “dentro” do livro, aquela é a minha vida. Em algumas vezes fiquei tão conectada a uma história, que passei a noite toda lendo, envolvida; e, em outras vezes, ao término do livro, houve até uma certa tristeza por ter que me separar daqueles personagens tão conhecidos, quase amigos...

Gosto de romance, ação, suspense e já li tantos livros que até perdi a conta. Cito alguns: Capitães de Areia, Dona Flor e Seus Dois Maridos (Jorge Amado); O Pequeno Príncipe (Saint Exupéry); Éramos seis (Maria José Dupré); Dom Casmurro (Machado de Assis); O Aquimista, Brida, O diário de um mago, As Valkírias (Paulo Coelho); A outra face, O outro lado da meia-noite, A ira dos anjos, O reverso da medalha, Se houver amanhã (Sidney Sheldon); Casa forte (Danielle Steel); Anjos e Demônios, O Código Da Vinci (Dan Brown) etc.

A certeza que tenho é que LER pode trazer muita cor a nossas vidas e nos faz crescer interiormente. Sem falar na parte prática, que é melhorar a capacidade de interpretação, de produção de textos e de se relacionar com o mundo.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Memorial Profissional


Concluí o curso de LETRAS em 1994, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Varginha – MG. Alguns anos mais tarde, em 1998, após aprovação em concurso público, comecei a trabalhar com Língua Portuguesa no Ensino Fundamental. Dois anos depois, fiz um curso de Pós-graduação para especialização e aperfeiçoamento, também na área de Letras – Língua Portuguesa, pela Federação de Escolas Faculdades Integradas Simonsen.

Minha experiência como educadora, nesses onze anos exercendo a profissão, me fez compreender que a docência é uma arte que requer muito sacrifício e determinação. É uma atividade pouco valorizada pela sociedade e menos ainda pelos governantes. Mas, é sobretudo, uma missão de apontar caminhos para que os alunos descubram e construam os saberes.

Cabe a nós professores, sermos mediadores nesse processo. Devemos compreender que é preciso somar forças, saberes e fazeres, pois educar não é tarefa fácil e nem só do professor: educar também requer a organização do tempo e do espaço no chão dos organismos escolares.

Nas palavras de Gabriel Chalita, encontro uma perfeita definição de minha profissão:
“(...) Ser professor é um privilégio. Ser professor é semear em terreno sempre fértil e se encantar com a colheita. Ser professor é ser condutor de almas e de sonhos, é lapidar diamantes.”

terça-feira, 12 de maio de 2009

Refletir e Mudar

O Programa Gestar II é um programa de formação continuada orientado para a formação de professores de Matemática e de Língua Portuguesa, objetivando a melhoria do processo de ensino aprendizagem.


O foco do programa é a atualização dos saberes profissionais por meio de subsídios e do acompanhamento da ação do professor no próprio local de trabalho, com a finalidade de elevar a competência dos professores e de seus alunos e, conseqüentemente, melhorar a capacidade de compreensão e intervenção sobre a realidade sócio-cultural.


Este blog objetiva relatar a implantação do Programa Gestar II - Língua Portuguesa, na Escola Municipal Zara de Paula, em Arantina – MG.


Aqui poderá ser visualizado o andamento dessa implantação através do relato das Oficinas Coletivas, análise das atividades feitas pelos cursistas nas salas de aula e outras informações consideradas importantes.


“...Quem gosta de viver não tem preguiça de reinventar, nem medo de ousar. Quem gosta de viver não tem medo de ternura, da gentileza, do amor. Quem gosta de viver, educa!...”

Gabriel Chalita