domingo, 13 de dezembro de 2009

Relatório - 4ª Oficina Livre

No dia 26 de novembro, quinta-feira, nos reunimos na escola para fazermos o estudo do Caderno de Orientações da Avaliação Diagnóstica de Entrada. Foi um encontro muito proveitoso, pois embora já tivéssemos feito uma revisão das provas com os alunos, verificamos que o Caderno de Orientações é mais abrangente, pois contém explicações detalhadas de cada descritor, apresenta comentários específicos sobre os textos da Avaliação Diagnóstica, discussões detalhadas das questões, dicas de como desenvolver determinadas habilidades e competências, enfim, é um material imprescindível para nós professores de Língua Portuguesa.


Retomamos algumas questões já trabalhadas e percebemos que ainda podemos explorá-las um pouco mais, inclusive fazendo uso dos TPs e AAAs. Nesse sentido, o Caderno de Orientações será de extrema importância, pois além de apresentar sugestões para melhor desenvolver as habilidades, ainda instrui o professor sobre onde encontrá-las no material que compõe o programa Gestar.


Por uma questão de tempo, o Caderno de Orientações não foi integralmente lido nesse encontro, porém as professoras se comprometeram a fazer uma leitura atenta em casa e, principalmente, fazer uso dessa ferramenta tão importante e necessária no processo de construção do conhecimento dos alunos.


Os gráficos que apontam os resultados da Avaliação Diagnóstica de Entrada foram novamente analisados durante o encontro, o que nos possibilitou melhor reflexão sobre os fatos. Constatamos a necessidade de se reverem as estratégias adotadas no ensino da leitura em nossa escola, tendo em vista que a leitura é fundamental para o desenvolvimento de outras áreas do conhecimento e para o consequente exercício da cidadania. É importante, para o desenvolvimento dessa habilidade, que sejam utilizados textos de outras disciplinas em um trabalho integrado com os demais professores.


No sentido de reverter a situação dos alunos que não alcançaram bom desempenho na Avaliação, os materiais disponibilizados durante o curso de formação estão subsidiando nosso trabalho, dando-nos a oportunidade de conhecer novas estratégias de atuação e de adequá-las à sala de aula, assim como proporcionando as oportunidades de construção das competências lingüísticas necessárias para se formar um leitor competente.




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