sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Projeto "Poesia em Cena"

RESUMO

Tendo em vista uma melhor compreensão dos conteúdos e devido à importância da leitura como informação, conhecimento, aprendizagem e entendimento do mundo, faz-se necessário que a mesma seja ensinada de modo organizado, planejado e sistemático. Nesse sentido, o Projeto Poesia em Cena tem como objetivo levar os alunos da Escola Municipal “Zara de Paula” a compreender as características de poema/poesia, para que a partir dessas noções e da aproximação poética, eles não só tenham prazer em ler e ouvir, mas também desenvolvam maior interesse pela leitura e maior habilidade na interpretação e na escrita, através de atividades pedagógicas que proporcionem conhecimento e descobertas acerca do gênero.


Iniciamos nosso projeto trabalhando obras de poetas da nossa região, a saber, Adélia Arêdes, Paulo César, Pedro Samuel e Regina Machado. Através de atividades como montagem de painéis, varais, coletânea de poesias ilustradas, murais, etc, os alunos foram envolvidos no universo poético, construindo uma relação nova com a leitura, encarando-a como forma de enriquecimento e de prazer.


Ao trabalharmos os grandes poetas brasileiros, as atividades foram basicamente as mesmas, porém não menos interessantes. Os alunos foram estimulados a participar das atividades relacionadas, bem com a explorar ritmos, desenvolver a sensibilidade, fazer descobertas, perceber o mundo através das relações do imaginário e do real, relacionar significações e assim adquirir conhecimentos da linguagem escrita e do mundo, despertando o lúdico, a imaginação e a fantasia.


O projeto foi finalizado com um Sarau de poesias, que aconteceu no dia 10 de dezembro, quinta-feira, no anfiteatro de nossa cidade, quando alunos e professores declamaram várias poesias para o público presente. Tivemos também a participação especial de um dos poetas trabalhados, Pedro Samuel de Souza, que nos honrou com sua presença e com a generosa doação de alguns livros para a biblioteca escolar.


A música é uma modalidade de poesia, é poesia cantada. Portanto, encerramos nosso evento com a apresentação dos alunos Bruno e Douglas, 9º ano, apresentando canções diversas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário