domingo, 13 de dezembro de 2009

Relatório - 1ª Oficina Avaliativa

Realizada no dia 03 de dezembro, quinta-feira, essa oficina teve como objetivo analisar e avaliar a implementação do programa Gestar II em nossa escola. Inicialmente, pedi que as professoras respondessem a um questionário, através do qual fizemos uma reflexão mais consistente sobre o assunto. As perguntas englobavam todo o processo do curso: estudo individual, oficinas, aplicação de atividades, desenvolvimento dos alunos, estratégias, dificuldades, conquistas, etc. Foi gratificante perceber que, embora cansativo, esse trabalho proporcionou muita aprendizagem para todos nós, tanto professores quanto alunos. Por meio do programa Gestar II experimentamos novas estratégias de ensino, aplicamos atividades diversificadas, valorizamos mais as vivências dos educandos, desenvolvemos um almejado projeto, no qual aplicamos muitos dos conhecimentos adquiridos no curso, enfim, trabalhamos duro, mas obtivemos um grande resultado: nossos alunos participaram de todo o processo com muito interesse e entusiasmo, alcançando o desenvolvimento previsto. Esperamos que os resultados sejam percebidos nos demais conteúdos, e que os outros professores percebam a necessidade do aperfeiçoamento constante na carreira do educador.


Quando fiz a primeira formação em Barbacena, achei que iria desistir, tamanha era minha insegurança em repassar o curso. À medida que comecei a ler os TPs, me envolver com as atividades e pesquisar as bibliografias indicadas, consegui adquirir o controle que precisava não somente para coordenar os trabalhos das minhas colegas professoras, mas também para passar-lhes a confiança que necessitavam para realizarem um bom trabalho. Sinto-me bastante satisfeita com os resultados apresentados, pois sei o quanto foi difícil para cada uma de nós arranjar tempo para tanto empenho e dedicação.


Conciliar trabalho-família-curso não foi uma tarefa simples, mas valeu a pena cada madrugada passada diante dos livros e do computador. Nossos esforços não foram em vão! Fico feliz que possamos encerrar nossas atividades com grandes expectativas de melhoria no ensino de nossa escola e, que sejamos parte dessa inovadora e abrangente proposta de mudança proporcionada pelo Gestar II.


Que nossa educação avance em direção a tempos melhores e alcance resultados do qual possamos nos orgulhar! Que nossos alunos tenham a educação de qualidade a que têm direito e que consigam obter a orientação adequada ao seu desenvolvimento intelectual e pessoal! E que Deus nos ajude na tarefa de educarmos com responsabilidade e com eficiência!


O pessimista queixa-se do vento. O otimista espera que ele mude. O realista ajusta as velas."(William George Ward)


Nenhum comentário:

Postar um comentário