domingo, 20 de dezembro de 2009

Relatório - 2ª Oficina Avaliativa

No dia 15 de dezembro, terça-feira, realizamos a última oficina do programa Gestar II, esta destinada a apresentação e avaliação do projeto que desenvolvemos na escola. Ficamos todas muito satisfeitas com os resultados obtidos, principalmente pela forma com que os alunos se envolveram nas atividades propostas.

Os projetos didáticos são uma evolução porque, além de tratar os conteúdos programados, eles contextualizam essas aprendizagens na busca de um produto final, a partir de questões ou situações reais e concretas, contextualizadas, que interessem de fato aos alunos.


Trabalhar com esse projeto foi especialmente importante para nós, que não tínhamos muita experiência com essa prática pedagógica. Percebemos o quanto é simples e significativo desenvolver uma proposta de trabalho através de projetos, compartilhando com os alunos uma aprendizagem com sentido, pois muitas vezes a escola costuma trabalhar conteúdos que não fazem sentido imediato para os alunos.


Sinto-me feliz e recompensada por tudo que realizamos na escola este ano. Nossas ações provocaram reações que levaram os alunos a uma aprendizagem mais prazerosa e significativa. A educação precisa dessas estratégias inovadoras de ensino e de educadores que se engajem pessoalmente no trabalho, não se limitando ao papel de árbitro e avaliador das situações. Nesse sentido, sabemos que nosso trabalho não termina aqui, é fundamental que estejamos sempre dispostos a enfrentar desafios, rever posturas, provocar mudanças.


Encerramos nosso encontro com a entrega dos portifólios feito pelas professoras cursistas. Parabéns às professoras Marisa e Roseli que tanto se dedicaram ao Gestar e às atividades propostas pelo curso! Sem a boa vontade e a dedicação de ambas não seria possível a implementação de um programa tão importante para a melhoria do ensino de nossa escola.


Foi um grande prazer compartilhar com minhas colegas professoras uma proposta tão rica e que nos trouxe tantos resultados positivos. Concluímos o curso com a certeza do crescimento por ele proporcionado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário