Os projetos didáticos são uma evolução porque, além de tratar os conteúdos programados, eles contextualizam essas aprendizagens na busca de um produto final, a partir de questões ou situações reais e concretas, contextualizadas, que interessem de fato aos alunos.
Trabalhar com esse projeto foi especialmente importante para nós, que não tínhamos muita experiência com essa prática pedagógica. Percebemos o quanto é simples e significativo desenvolver uma proposta de trabalho através de projetos, compartilhando com os alunos uma aprendizagem com sentido, pois muitas vezes a escola costuma trabalhar conteúdos que não fazem sentido imediato para os alunos.
Sinto-me feliz e recompensada por tudo que realizamos na escola este ano. Nossas ações provocaram reações que levaram os alunos a uma aprendizagem mais prazerosa e significativa. A educação precisa dessas estratégias inovadoras de ensino e de educadores que se engajem pessoalmente no trabalho, não se limitando ao papel de árbitro e avaliador das situações. Nesse sentido, sabemos que nosso trabalho não termina aqui, é fundamental que estejamos sempre dispostos a enfrentar desafios, rever posturas, provocar mudanças.
Encerramos nosso encontro com a entrega dos portifólios feito pelas professoras cursistas. Parabéns às professoras Marisa e Roseli que tanto se dedicaram ao Gestar e às atividades propostas pelo curso! Sem a boa vontade e a dedicação de ambas não seria possível a implementação de um programa tão importante para a melhoria do ensino de nossa escola.
Foi um grande prazer compartilhar com minhas colegas professoras uma proposta tão rica e que nos trouxe tantos resultados positivos. Concluímos o curso com a certeza do crescimento por ele proporcionado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário