domingo, 22 de novembro de 2009

Relatório - Oficina 4 - TP2


No dia 19 de novembro, q uinta-feira, nos reunimos no Proinfo de nossa escola para realizarmos a Oficina 4, do programa Gestar II. Iniciamos com a leitura de um texto de Marina Colasanti, “A moça tecelã”, o qual nos proporcionou uma reflexão fundamental para esse final de curso. Tecemos e destecemos muitas ideias, estratég ias, métodos e crenças nesses últimos meses, sempre visando ao desenvolvimento global dos alunos e à melhoria na qualidade do ensino-aprendizagem. É necessário, porém, que possamos dar prosseguimento a esse trabalho, que estejamos comprometidos com as mudanças que causamos e com os resultados que alcançamos. De nada servirá um profissional que conheça a dinâmica do trabalho, mas que não a coloque em prática.

Retomando os conteúdos das unidades estudadas, fizemos a leitura de alguns trechos destacados pelo grupo e tecemos comentários a respeito. Diante da importância que a arte assume na educação, fizemos uma revisão crítica do que a escola tem alcançado em termos de ensino da arte. Temos conseguido valorizar nos educandos sua expressividade e potencial criativo? Temos sabido perceber, compreender e avaliar suas ideias sobre as linguagens artísticas? Temos desenvolvido nosso próprio percurso em artes de tal modo que conheçamos os conteúdos, os objetivos e os métodos para ensinar cada uma das linguagens artísticas? Temos tido suficiente bagagem teórico-conceitual para identificar o momento que cada educando vivencia em sua construção de conhecimento sobre a arte e fazer intervenções que lhe permitam avançar? Temos sabido incentivar a formação cultural de nossos educandos e ajudá-los a perceberem-se como sujeitos de cultura? Em relação às figuras de linguagem, igualmente importantes na literatura e muito presentes na linguagem cotidiana, salientamos que tal conhecimento deixa-nos mais sensíveis à beleza da linguagem e ao significado simbólico das palavras e dos textos.

No relato das experiências, as professoras comentaram sobre a aplicação do Avançando na prática da página 120 - TP2 – interpretação e declamação do poema “Serão de junho”. Ambas optaram por essa atividade, relacionando-a ao projeto de poesia que está sendo desenvolvido na escola. Os alunos, por já estarem bastante envolvidos com o gênero poema, tiveram ótimo desempenho e participação nas atividades.

Na seqüência, as professoras fizeram a interpretação da charge de Quino. Inicialmente, pedi que observassem todos os elementos da cena e, em seguida pesquisassem a biografia de Karl Marx, essencial para a compreensão dos fatos. Conversamos sobre o tema “tratamento desigual das pessoas”, exemplificando situações concretas. Percebemos que por mais que tenhamos leis que garantam a igualdade de direitos, infelizmente ainda vivenciamos situações absurdas de desigualdade e injustiça. Após a interpretação da charge, segundo a proposta, as professoras fizeram a produção de um bilhete dirigido ao patrão, comentando sua atitude. Destaquei a importância do uso da charge e das tiras humorísticas em sala de aula, já que esse tipo de texto – verbal e não verbal – permite que diversas atividades sejam realizadas, além de ser um material interessante para os alunos, a fim de torná-los cada vez mais capazes de construir os possíveis sentidos do texto.

Na avaliação da oficina, novamente o grupo destacou a importância dos conhecimentos adquiridos no Gestar para a o aperfeiçoamento da prática pedagógica dos professores envolvidos e daqueles que se deixaram envolver pela proposta. Sabemos que cada um de nós deverá ser um construtor de conhecimentos e um semeador de ideias e práticas que, esperamos, darão frutos no futuro.

“Sede como os pássaros que, ao pousarem um instante sobre ramos muito leves, sentem-nos ceder, mas cantam! Eles sabem que possuem asas”.

(Victor Hugo)

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