sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Relatório - Oficina 11 - TP6


No dia 10 de setembro, quinta-feira, nos reunimos no Proinfo da escola para a realização da Oficina 11. O encontro teve início com a leitura do texto “O trabalho da borboleta”, sobre o qual foi feita uma reflexão, onde todos se manifestaram de maneira interativa complementando ideias.


Em seguida, retomamos alguns trechos da unidade 21- Argumentação e linguagem – e comentamos algumas das atividades. Fizemos a leitura do texto Argumentação, da seção Ampliando nossas referências, e desenvolvemos uma discussão sobre a argumentatividade na linguagem e sobre a diversidade de argumentos que podem ser utilizados para demonstrar uma ideia. Ressaltei a importância de se dar consistência ao texto, produzindo sensação de realidade ou impressão de verdade para que a argumentação seja bem-sucedida. Em relação à unidade 22 – Produção textual: planejamento e escrita – foram destacados a importância da releitura e da reescrita na produção de texto, assim como a necessidade de ensinar aos alunos algumas perguntas que eles deveriam fazer-se durante o processo da reescrita (Calkins, 2002, p.33).


Na socialização das experiências, a professora Marisa falou sobre a aplicação do Avançando na prática da página 54, o qual foi feito com os alunos do 9º ano. A atividade foi desenvolvida em grupos, onde cada um deveria coletar informações acerca da ideia escolhida - Saúde e meio ambiente - e escolher o gênero que utilizariam para convencer os interlocutores a respeito da validade e importância da sua tese. Segundo a professora, os alunos foram orientados durante todo o processo da escrita no sentido de observarem a clareza do objetivo e a solidariedade entre os argumentos. Na seqüência, a professora Roseli relatou sua experiência com o 6º ano na aplicação de uma atividade do AAA6 (p.20), na qual os alunos deveriam identificar as críticas e os argumentos utilizados no texto. A atividade foi feita em duplas, que foram orientadas a analisar a estrutura do texto, características das personagens, seqüência da história, relações de coerência entre os quadros apresentados, sinais visuais que retratassem a situação de comunicação, etc. Os alunos também foram levados a perceber que a linguagem é utilizada não apenas para descrever, espelhar coisas da realidade que nos cerca, mas para atuar sobre essa realidade. Foram momentos enriquecedores, nos quais fizemos muitas reflexões acerca do ensino e da aprendizagem da língua. Ressaltei que, os erros e acertos fazem parte do nosso dia-a-dia em sala de aula, que devemos propiciar situações de planejamento variadas que sirvam como andaimes para a construção do conhecimento sobre o assunto a ser explorado no texto e as formas de organização do próprio texto.


Na proposta de atividade da oficina, os professores desenvolveram o fechamento do texto Espírito Carnavalesco e apresentaram os procedimentos utilizados durante a escrita do mesmo. No planejamento para utilização do texto em sala de aula, foram usadas as estratégias apresentadas na unidade 22, especialmente as sugeridas na seção Indo à sala de aula (p.96 e 97).


Na parte final da oficina, fiz uma breve antecipação dos temas das próximas unidades e pedi aos professores que se preparassem para a aplicação da Avaliação Diagnóstica de entrada do Gestar, que aconteceria no dia 18 de setembro. Em seguida, fizemos uma pequena alteração no cronograma, invertendo as datas de duas oficinas: a Oficina 12 foi adiada para o dia 01 de outubro e a 2ª Oficina Livre, onde será feita a análise dos resultados da Avaliação Diagnóstica, foi antecipada para o dia 24 de setembro. As demais datas seguem conforme cronograma.

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