sábado, 3 de outubro de 2009

Avaliação Diagnóstica de Língua Portuguesa

As Avaliações Diagnósticas de Língua Portuguesa foram realizadas no dia 18 de setembro, sexta-feira. Os professores que tinham aula nesse dia se dispuseram a ajudar na aplicação, os alunos compareceram em sua totalidade, a Secretaria de Educação do município disponibilizou todo o material necessário, enfim, tudo transcorreu normalmente.

Na quinta-feira seguinte, dia 24 de setembro, fizemos a 2ª Oficina Livre do programa Gestar II, com o objetivo de analisar as habilidades e competências desenvolvidas em Língua Portuguesa. Os resultados dessas avaliações são o primeiro passo na implementação de intervenções pedagógicas para a melhoria do desempenho dos alunos.

Os gráficos apontam que o número de alunos que acertaram mais de 50% das questões é superior aos que ficaram abaixo dos 50%. No entanto, constatamos que muitos de nossos alunos ainda não desenvolveram importantes habilidades em relação ao seu período de escolaridade. Identificamos quais habilidades já foram consolidadas, quais estão em desenvolvimento e, principalmente, quais ainda não foram consolidadas. Anotamos os problemas de maior incidência e, com base nesses dados, redefinimos os objetivos, conciliando os problemas concretos e imediatos com conteúdos novos.

Nos aspectos em que os alunos foram bem sucedidos, é preciso manter e até intensificar as nossas práticas. Em relação aos alunos que não apresentaram um bom desempenho, é necessário encontrar estratégias para reverter essa situação. Nesse sentido, utilizaremos os resultados obtidos para modificar esse quadro com ações de intervenções pedagógicas específicas. O primeiro passo será retornar com as provas corrigidas para a sala de aula e trabalhar essas provas com os alunos para que eles saibam o que erraram, por que e o que precisam aprender. Garantir que haja um esforço concentrado por parte de todos os professores, e não somente os de Língua Portuguesa, é fundamental para que os alunos desenvolvam amplamente as habilidades não adquiridas.

Sabemos que não existem fórmulas mágicas para desaparecer com os problemas da educação, mas a escola é capaz de fazer a diferença na vida de nossos alunos. Por isso, toda e qualquer atitude em direção à transformação da qualidade da educação oferecida será sempre muito importante.


Fotos dos alunos fazendo a Avaliação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário