terça-feira, 13 de outubro de 2009

Relatório - Oficina 12 – TP6

O encontro para a realização da Oficina 12 ocorreu no dia 01 de outubro, quinta-feira, na biblioteca da escola. Iniciamos a reunião, retomando alguns pontos das unidades em estudo. Em relação à unidade 23 - Processo de produção textual: revisão e edição - discutimos a dificuldade enfrentada pelo professor de Língua Portuguesa para tornar o aluno capaz de revisar seus próprios textos e promovemos uma reflexão sobre a importância do planejamento, da textualização e da revisão e reescrita do texto para uma atividade de produção textual significativa. Nesse sentido, os educandos devem ser estimulados a serem observadores do que escrevem, e o professor deve auxiliá-los, respeitando as estratégias individuais de (re)escritura de cada um para que possam perceber e resolver os problemas presentes nos textos. Em relação à unidade 24 – Literatura para adolescentes – destacamos a necessidade de se desenvolver mecanismos que motivem o jovem no contato com a literatura. A leitura, na nossa sociedade, é uma forma de dar voz ao cidadão e é preciso prepará-lo para tornar-se um sujeito no ato de ler. O livro deve levar a uma leitura e interpretação da vida que ajude o indivíduo na transformação do mundo. Na sequência, fizemos a leitura do texto de referência “Auxiliando os estudantes a editar” e discutimos as práticas sugeridas pela autora.


No momento dedicado ao relato das experiências, foram apresentados os resultados de aplicação dos Avançando na prática das páginas 141 e 190 - trabalho com gírias e relação de cada um com a leitura, respectivamente. As atividades foram desenvolvidas seguindo o roteiro sugerido no livro e, segundo as professoras, os objetivos foram alcançados, tendo em vista a participação e o interesse das turmas, assim como o resultado positivo dos trabalhos apresentados. Amostras das produções dos alunos seguem anexas a este relatório.


Durante apresentação das obras que as professoras prepararam para a oficina, houve muito entusiasmo e crescimento profissional; foi possível ver a teoria aliada à prática. Seguindo indicações da TP, a apresentação foi variada: ora falava-se das personagens, ora do assunto, ora do título, etc. Alguns dos livros indicados não eram conhecidos por todos, o que gerou bastante curiosidade no grupo. Não há como negar a obrigação da escola em formar alunos leitores. Mas, para que isso ocorra, é fundamental que o professor de Língua Portuguesa tenha uma boa fundamentação teórica que lhe permita oferecer um diversificado repertório de leituras ao aluno. A prática da leitura literária deve levar o aluno a pensar e interagir com o texto, exercendo sua criticidade, uma vez que a formação de leitores implica na formação de pessoas que pensam. É importante destacar que para favorecer a leitura prazerosa é fundamental que o professor tenha a preocupação e o cuidado da seleção, organização e no tratamento dos textos.


Na parte final da oficina, foi feita a introdução das próximas unidades a serem estudadas pelos professores e dadas algumas orientações relativas ao desenvolvimento do projeto na escola.


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