quarta-feira, 1 de julho de 2009

Relatório – Oficina 8 – TP4

O encontro para a realização da Oficina 8 aconteceu no dia 18 de junho na Escola Municipal Zara de Paula. Iniciamos, como de costume, fazendo uma retomada dos conteúdos tratados nas unidades em estudo: Mergulho no texto (Unidade 15) e A produção textual _ Crenças, teorias e fazeres (Unidade 16). A partir dos objetivos de aprendizagem de cada unidade, fomos relendo trechos destacados em nossos TPs e tecendo comentários a respeito. Os assuntos abordados foram de grande importância para nós, visto que estamos trabalhando em um projeto que objetiva melhorar a leitura, interpretação e a produção escrita de nossos alunos.

O relato do desenvolvimento dos trabalhos em sala de aula foi muito interessante e animador, pois percebi que os professores estão realmente comprometidos com a proposta do Gestar e têm se esforçado ao máximo no cumprimento de suas tarefas. As atividades selecionadas para o Avançando na prática foram a sequência de um diário (p.133 – TP4) e uma redação sobre algo corriqueiro (p.172- TP4), ambas as atividades aplicadas no 6º ano. Os professores observaram a criatividade com que o tema foi tratado e enfatizaram a construção da coerência e coesão nos textos produzidos. Lembramos ainda sobre a importância de se trabalhar com temas sobre os quais os alunos tenham conhecimento prévio, fundamental para seu interesse pelo texto.

No desenvolvimento da atividade proposta para a oficina houve muita pesquisa e reflexão, consequentemente, o resultado ficou ótimo. Elaboramos uma proposta na qual montaríamos um painel com as fotografias de nossos alunos e, embaixo de cada foto, escreveríamos a profissão que desejam exercer no futuro. Após algumas orientações e sugestões do professor, os alunos escreveriam um anúncio a partir daquele painel. Na aula seguinte, dando continuidade ao tema, eles seriam orientados a escrever uma carta a um profissional que tenha escolhido a mesma profissão desejada pelo aluno. Nessa carta eles tirariam todas as dúvidas a respeito da profissão e ainda teriam a oportunidade de adquirirem informações complementares.

Na avaliação da oficina, concluímos que o Gestar tem contribuído muito para nossa atualização e aperfeiçoamento. Ao adquirirmos novos conhecimentos e adotarmos estratégias inovadoras, melhoramos nossa atuação em sala de aula e proporcionamos uma grande melhoria no ensino-aprendizagem.
Na última parte da oficina, fiz uma pequena introdução das próximas unidades e deixei alguns questionamentos para que os professores pensassem e respondessem no próximo encontro, pois eram questões que seriam abordadas nas unidades seguintes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário