Para a realização da Oficina 9 nos encontramos no dia 02 de julho, quinta-feira, no Proinfo da escola. Primeiramente, retomamos os temas das unidades em estudo: Estilística (Unidade 17) e Coerência textual (Unidade 18). Em relação ao primeiro tema abordado, surgiram algumas dúvidas, portanto tivemos que fazer um estudo mais detalhado dos conteúdos daquela unidade e assim sanarmos as dificuldades apresentadas. Fizemos também algumas consultas a Internet, o que nos ajudou bastante na compreensão do assunto. Já em relação à Coerência textual, por ser um tema constante das aulas de Língua Portuguesa, os professores não apresentaram dúvidas, mas ainda assim, lemos alguns trechos que mais nos chamaram atenção e comentamos algumas atividades da respectiva unidade.
Para desenvolverem em sala de aula, foram selecionadas as atividades do Avançando na prática das páginas 40 e l05 ( TP5). A primeira, aplicada no 6º ano, os alunos deveriam citar algumas palavras e dizer as motivações que sentiam nelas. A professora trabalhou com dois textos de Adriana Falcão: “Palavra” e “Pequeno dicionário de palavras ao vento” e com o texto “Dicionário”, de José Paulo Paes. Esta atividade foi desenvolvida em grupo e, segundo relato, os resultados foram excelentes, pois os alunos se envolveram na tarefa e criaram definições muito interessantes para as palavras. A segunda atividade, também aplicada no 6º ano, os alunos deveriam escrever diálogos em uma história em quadrinhos, na qual a professora teria previamente apagado. O objetivo era que eles desenvolvessem habilidades que os levassem a construção da coerência textual. A professora já vinha desenvolvendo um trabalho com quadrinhos nas turmas do 6º ano, portanto os alunos não tiveram dificuldades para recriarem a história. O resultado confirma a aprendizagem, pois, embora as histórias sejam completamente diferentes, todas apresentam a coerência necessária para um bom texto.
A atividade desenvolvida na oficina, isto é, a análise de um de texto publicitário, foi um pouco trabalhosa, pois nem sempre é fácil reconhecer todos os elementos responsáveis pela continuidade de sentidos de um texto. Pesquisamos anúncios semelhantes e, de acordo com os conceitos e classificações desenvolvidos nas atividades propostas, os professores analisaram e interpretaram cuidadosamente o texto publicitário em questão.
No momento dedicado à avaliação da oficina, os professores elogiaram o material com que estão trabalhando e a forma como o conhecimento é construído nesse material. Destacaram a importância e a oportunidade de poderem realizar a ligação entre a teoria e a prática, o que possibilita que compreendam as situações e consigam lidar com elas, apoiados na teoria.
No momento final, fizemos uma alteração no nosso cronograma, que previa a realização da Oficina l0 no dia 16/07, mas devido ao momento de avaliações nesse final de semestre letivo e ao acúmulo de atividades dos professores, não seria possível que realizássemos a oficina nessa data, portanto adiamos para o dia 06 de agosto. Após termos remarcado a data, conversamos rapidamente sobre as próximas unidades – Coesão textual e Relações lógicas no texto - que continuariam a tratar da harmonia entre os fatores que integram o texto.
Concluo que a implementação do programa Gestar II na minha escola foi uma grande motivação para que nós professores repensássemos nossa prática e nos dispuséssemos a modificá-la. Sinto que estamos todos comprometidos com as transformações que ele poderá trazer para nossa escola e, principalmente, para nossos alunos.
Para desenvolverem em sala de aula, foram selecionadas as atividades do Avançando na prática das páginas 40 e l05 ( TP5). A primeira, aplicada no 6º ano, os alunos deveriam citar algumas palavras e dizer as motivações que sentiam nelas. A professora trabalhou com dois textos de Adriana Falcão: “Palavra” e “Pequeno dicionário de palavras ao vento” e com o texto “Dicionário”, de José Paulo Paes. Esta atividade foi desenvolvida em grupo e, segundo relato, os resultados foram excelentes, pois os alunos se envolveram na tarefa e criaram definições muito interessantes para as palavras. A segunda atividade, também aplicada no 6º ano, os alunos deveriam escrever diálogos em uma história em quadrinhos, na qual a professora teria previamente apagado. O objetivo era que eles desenvolvessem habilidades que os levassem a construção da coerência textual. A professora já vinha desenvolvendo um trabalho com quadrinhos nas turmas do 6º ano, portanto os alunos não tiveram dificuldades para recriarem a história. O resultado confirma a aprendizagem, pois, embora as histórias sejam completamente diferentes, todas apresentam a coerência necessária para um bom texto.
A atividade desenvolvida na oficina, isto é, a análise de um de texto publicitário, foi um pouco trabalhosa, pois nem sempre é fácil reconhecer todos os elementos responsáveis pela continuidade de sentidos de um texto. Pesquisamos anúncios semelhantes e, de acordo com os conceitos e classificações desenvolvidos nas atividades propostas, os professores analisaram e interpretaram cuidadosamente o texto publicitário em questão.
No momento dedicado à avaliação da oficina, os professores elogiaram o material com que estão trabalhando e a forma como o conhecimento é construído nesse material. Destacaram a importância e a oportunidade de poderem realizar a ligação entre a teoria e a prática, o que possibilita que compreendam as situações e consigam lidar com elas, apoiados na teoria.
No momento final, fizemos uma alteração no nosso cronograma, que previa a realização da Oficina l0 no dia 16/07, mas devido ao momento de avaliações nesse final de semestre letivo e ao acúmulo de atividades dos professores, não seria possível que realizássemos a oficina nessa data, portanto adiamos para o dia 06 de agosto. Após termos remarcado a data, conversamos rapidamente sobre as próximas unidades – Coesão textual e Relações lógicas no texto - que continuariam a tratar da harmonia entre os fatores que integram o texto.
Concluo que a implementação do programa Gestar II na minha escola foi uma grande motivação para que nós professores repensássemos nossa prática e nos dispuséssemos a modificá-la. Sinto que estamos todos comprometidos com as transformações que ele poderá trazer para nossa escola e, principalmente, para nossos alunos.
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