terça-feira, 21 de julho de 2009

Relatório - Oficina 9 – TP5

Para a realização da Oficina 9 nos encontramos no dia 02 de julho, quinta-feira, no Proinfo da escola. Primeiramente, retomamos os temas das unidades em estudo: Estilística (Unidade 17) e Coerência textual (Unidade 18). Em relação ao primeiro tema abordado, surgiram algumas dúvidas, portanto tivemos que fazer um estudo mais detalhado dos conteúdos daquela unidade e assim sanarmos as dificuldades apresentadas. Fizemos também algumas consultas a Internet, o que nos ajudou bastante na compreensão do assunto. Já em relação à Coerência textual, por ser um tema constante das aulas de Língua Portuguesa, os professores não apresentaram dúvidas, mas ainda assim, lemos alguns trechos que mais nos chamaram atenção e comentamos algumas atividades da respectiva unidade.

Para desenvolverem em sala de aula, foram selecionadas as atividades do Avançando na prática das páginas 40 e l05 ( TP5). A primeira, aplicada no 6º ano, os alunos deveriam citar algumas palavras e dizer as motivações que sentiam nelas. A professora trabalhou com dois textos de Adriana Falcão: “Palavra” e “Pequeno dicionário de palavras ao vento” e com o texto “Dicionário”, de José Paulo Paes. Esta atividade foi desenvolvida em grupo e, segundo relato, os resultados foram excelentes, pois os alunos se envolveram na tarefa e criaram definições muito interessantes para as palavras. A segunda atividade, também aplicada no 6º ano, os alunos deveriam escrever diálogos em uma história em quadrinhos, na qual a professora teria previamente apagado. O objetivo era que eles desenvolvessem habilidades que os levassem a construção da coerência textual. A professora já vinha desenvolvendo um trabalho com quadrinhos nas turmas do 6º ano, portanto os alunos não tiveram dificuldades para recriarem a história. O resultado confirma a aprendizagem, pois, embora as histórias sejam completamente diferentes, todas apresentam a coerência necessária para um bom texto.

A atividade desenvolvida na oficina, isto é, a análise de um de texto publicitário, foi um pouco trabalhosa, pois nem sempre é fácil reconhecer todos os elementos responsáveis pela continuidade de sentidos de um texto. Pesquisamos anúncios semelhantes e, de acordo com os conceitos e classificações desenvolvidos nas atividades propostas, os professores analisaram e interpretaram cuidadosamente o texto publicitário em questão.

No momento dedicado à avaliação da oficina, os professores elogiaram o material com que estão trabalhando e a forma como o conhecimento é construído nesse material. Destacaram a importância e a oportunidade de poderem realizar a ligação entre a teoria e a prática, o que possibilita que compreendam as situações e consigam lidar com elas, apoiados na teoria.

No momento final, fizemos uma alteração no nosso cronograma, que previa a realização da Oficina l0 no dia 16/07, mas devido ao momento de avaliações nesse final de semestre letivo e ao acúmulo de atividades dos professores, não seria possível que realizássemos a oficina nessa data, portanto adiamos para o dia 06 de agosto. Após termos remarcado a data, conversamos rapidamente sobre as próximas unidades – Coesão textual e Relações lógicas no texto - que continuariam a tratar da harmonia entre os fatores que integram o texto.

Concluo que a implementação do programa Gestar II na minha escola foi uma grande motivação para que nós professores repensássemos nossa prática e nos dispuséssemos a modificá-la. Sinto que estamos todos comprometidos com as transformações que ele poderá trazer para nossa escola e, principalmente, para nossos alunos.



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