sexta-feira, 5 de junho de 2009

Relatório - Oficina 6 – TP3

A Oficina 6 foi realizada no dia 21 de maio. Ao apresentarem as atividades, os professores relataram algumas dificuldades em reconhecer todas as sequências tipológicas presentes em um texto. Com o objetivo de melhorar essa compreensão, fizemos juntos algumas análises, ao mesmo tempo em que retomávamos os conteúdos estudados.

As atividades escolhidas para o Avançando na prática foram a descrição de um objeto de grande valor pessoal (p.109 – TP3) realizada pelo 7º ano, e uma redação composta por sequências tipológicas narrativas e descritivas (p.124 – TP3) realizada pelo 8º ano. Na realização dessas atividades, foi observado que os alunos compreendem a proposta, se envolvem na execução da mesma, mas ao escreverem, suas composições não atingem o nível esperado, principalmente em relação à ortografia, pontuação e uso adequado da norma culta. Somente através da reescrita consegue-se adequar as produções. Nesse processo, há um crescimento considerável, pois os alunos observam seus erros e, aos poucos, vão assimilando as regras necessárias para uma boa produção.

Os trabalhos com a análise do texto “Composição: O salário mínimo”, de Jô Soares, transcorreram de forma satisfatória. Verificamos tratar-se de uma crônica, na qual o autor critica o salário mínimo simulando a escrita de uma redação escolar. Ao ler a crônica temos a sensação de estar ouvindo a voz de uma criança contando suas experiências pessoais, pois a linguagem usada no texto traz as marcas da oralidade e é bem própria do universo infantil. Ao fazer uma análise de composição tipológica, os professores identificaram sequências descritivas, narrativas e argumentativas no texto, sendo essas últimas reconhecidas como predominantes. Fizemos ainda, algumas considerações importantes a respeito do texto, tais como: sua estrutura, linguagem, condições sócio-comunicativas de sua produção, finalidade, etc.

Considerando os objetivos da oficina, bem como os objetivos das unidades que lhe servem de tema, classifico como satisfatório o rendimento apresentado. Por se tratarem de temas um pouco complexos, exigem do professor/leitor um estudo mais aprofundado e uma leitura mais extensa, levando-o assim a assimilar completamente a teoria.

Ao final da oficina, foi feita uma introdução sobre o próximo tema a ser trabalhado: Letramento. Formulei algumas perguntas investigativas que tinham como objetivo saber o grau de compreensão dos professores a respeito do tema proposto. As respostas mostraram que eles estavam preparados para os conteúdos que viriam e que esse seria um tema bastante interessante e envolvente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário