sexta-feira, 5 de junho de 2009

Proposta de atividades – Oficina 6 – TP3

Na Oficina foi analisado o texto "Composição: O salário mínimo", de Jô Soares, e foi elaborada a seguinte Proposta de Atividade:
1) Por que o texto poderia ser considerado um exercício de redação escolar?
Porque apresenta diversas características de tarefa escolar, tais como:
  • marcas de infantilidade. Ex: “eu não sei bem o que é cesta básica”, “a minha mesada é muito pequena”, “com o que a minha mãe me dá quase não dá pra comprar figurinha”;
  • ritmo característico de redação escolar. Ex: “se eu fosse presidente da República mudava o salário mínimo para um salário bem grande e chamava ele de salário máximo”;
  • marcas de oralidade. Ex: “chamava ele”, “se eu fosse...mudava”
  • expectativa do aluno em conseguir um bom aproveitamento na tarefa. Ex: “Espero que a professora me dê uma boa nota”.

2) Por que o texto não pode ser considerado um exercício escolar?
Porque o seu objetivo real é ironizar o poder de compra do salário mínimo.
Dentre as marcas que o caracterizam como um texto não-escolar, podem ser apontadas:

  • saber adulto. Ex: “quem ganha salário mínimo não tem dinheiro para comprar revólver”;
  • saber que o aumento do salário mínimo está, de certa forma, atrelado ao pagamento de benefícios como a aposentadoria. Ex: “o salário mínimo não aumentou mais por causa dele”;
  • saber que a cesta básica serve de cálculo para o valor do salário mínimo e ironizar. Ex: “é só diminuir bastante o tamanho da cesta que aí cabe tudo”;
  • saber da Constituição e dos direitos previstos em lei, aviltados pelo salário mínimo. Ex: “com o salário mínimo a pessoa tem que comer, morar numa casa, andar de condução, se vestir...”;
  • saber sobre o desemprego e ironizar a figura do tio que ‘acredita’ no livro chamado Constituição. Ex: “coitado do meu tio. A falta de emprego está deixando ele doidinho”.

3) Nesse texto, o autor veste a máscara de um aluno, ou seja, escreve como se fosse outra pessoa. Escondido num narrador infantil, ele se coloca como uma criança que não compreende ainda os absurdos que envolvem a distribuição de renda no país, ironizando a situação.
O gênero redação escolar serve de pretexto para o real objetivo do autor, que é ironizar o poder de compra do salário mínimo. Esse objetivo caracteriza o texto como crônica e pode ser identificado nos argumentos e no suporte utilizado para a divulgação do mesmo – revista Veja. Logo, como já estudamos, a função e o suporte são determinantes para a identificação de um gênero.

4) Em relação às sequências tipológicas, embora tenhamos identificado trechos descritivos e narrativos , verificamos tratar-se de um texto predominantemente argumentativo, pois usa conectivos de conseqüência e faz apelos a raciocínios lógico-semânticos. Objetiva despertar a reflexão crítica das pessoas a cerca de um problema de ordem social e político: o salário mínimo não é suficiente para atender às necessidades básicas do trabalhador.

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