A 2ª etapa de formação do programa Gestar II aconteceu em Barbacena – MG, no período de 24 a 28 de agosto. Dias de muito estudo, dedicação e aprendizado, sob a coordenação da professora Clotilde – formadora da UnB.
No 1º dia, cada professor falou sobre a implementação do programa e o desenvolvimento das atividades em seu município: dificuldades, progressos, estratégias, resultados parciais, projeto, cronograma, etc. Foram momentos de aprendizagem intensa, pois tivemos a oportunidade de conhecer a prática pedagógica de outras escolas, assim como trocarmos experiências. Acredito que, cada professor, com sua experiência ímpar, pôde abrir campos de desenvolvimento potencial para todos.
Nos dias seguintes, estudo e discussão sobre os conteúdos tratados nas TPs 1, 2 e 6. Esclarecimento de dúvidas, comentários, resolução de atividades, orientações, materiais de apoio, enfim, tudo o que poderia nos auxiliar, não só no acompanhamento dos trabalhos de nossos cursistas, mas também em nosso dia-a-dia enquanto educadores.
Estou bastante otimista quanto aos resultados já alcançados em nosso município, onde os professores têm se envolvido verdadeiramente com a proposta do Gestar. Enquanto professora-formadora, tenho me empenhado bastante para o sucesso do programa e a melhoria da qualidade do ensino público, mas a participação efetiva dos professores cursistas, que estão fazendo dos encontros do Gestar momentos de reflexão e ressignificação de sua prática pedagógica, tem sido fundamental para este sucesso.
No 1º dia, cada professor falou sobre a implementação do programa e o desenvolvimento das atividades em seu município: dificuldades, progressos, estratégias, resultados parciais, projeto, cronograma, etc. Foram momentos de aprendizagem intensa, pois tivemos a oportunidade de conhecer a prática pedagógica de outras escolas, assim como trocarmos experiências. Acredito que, cada professor, com sua experiência ímpar, pôde abrir campos de desenvolvimento potencial para todos.
Nos dias seguintes, estudo e discussão sobre os conteúdos tratados nas TPs 1, 2 e 6. Esclarecimento de dúvidas, comentários, resolução de atividades, orientações, materiais de apoio, enfim, tudo o que poderia nos auxiliar, não só no acompanhamento dos trabalhos de nossos cursistas, mas também em nosso dia-a-dia enquanto educadores.
Estou bastante otimista quanto aos resultados já alcançados em nosso município, onde os professores têm se envolvido verdadeiramente com a proposta do Gestar. Enquanto professora-formadora, tenho me empenhado bastante para o sucesso do programa e a melhoria da qualidade do ensino público, mas a participação efetiva dos professores cursistas, que estão fazendo dos encontros do Gestar momentos de reflexão e ressignificação de sua prática pedagógica, tem sido fundamental para este sucesso.
Ana, seus registros estão excelentes. Parabéns pelo belo trabalho e pela dedicação!
ResponderExcluirClotilde