terça-feira, 21 de julho de 2009

Avançando na Prática


Relatório - Oficina 9 – TP5

Para a realização da Oficina 9 nos encontramos no dia 02 de julho, quinta-feira, no Proinfo da escola. Primeiramente, retomamos os temas das unidades em estudo: Estilística (Unidade 17) e Coerência textual (Unidade 18). Em relação ao primeiro tema abordado, surgiram algumas dúvidas, portanto tivemos que fazer um estudo mais detalhado dos conteúdos daquela unidade e assim sanarmos as dificuldades apresentadas. Fizemos também algumas consultas a Internet, o que nos ajudou bastante na compreensão do assunto. Já em relação à Coerência textual, por ser um tema constante das aulas de Língua Portuguesa, os professores não apresentaram dúvidas, mas ainda assim, lemos alguns trechos que mais nos chamaram atenção e comentamos algumas atividades da respectiva unidade.

Para desenvolverem em sala de aula, foram selecionadas as atividades do Avançando na prática das páginas 40 e l05 ( TP5). A primeira, aplicada no 6º ano, os alunos deveriam citar algumas palavras e dizer as motivações que sentiam nelas. A professora trabalhou com dois textos de Adriana Falcão: “Palavra” e “Pequeno dicionário de palavras ao vento” e com o texto “Dicionário”, de José Paulo Paes. Esta atividade foi desenvolvida em grupo e, segundo relato, os resultados foram excelentes, pois os alunos se envolveram na tarefa e criaram definições muito interessantes para as palavras. A segunda atividade, também aplicada no 6º ano, os alunos deveriam escrever diálogos em uma história em quadrinhos, na qual a professora teria previamente apagado. O objetivo era que eles desenvolvessem habilidades que os levassem a construção da coerência textual. A professora já vinha desenvolvendo um trabalho com quadrinhos nas turmas do 6º ano, portanto os alunos não tiveram dificuldades para recriarem a história. O resultado confirma a aprendizagem, pois, embora as histórias sejam completamente diferentes, todas apresentam a coerência necessária para um bom texto.

A atividade desenvolvida na oficina, isto é, a análise de um de texto publicitário, foi um pouco trabalhosa, pois nem sempre é fácil reconhecer todos os elementos responsáveis pela continuidade de sentidos de um texto. Pesquisamos anúncios semelhantes e, de acordo com os conceitos e classificações desenvolvidos nas atividades propostas, os professores analisaram e interpretaram cuidadosamente o texto publicitário em questão.

No momento dedicado à avaliação da oficina, os professores elogiaram o material com que estão trabalhando e a forma como o conhecimento é construído nesse material. Destacaram a importância e a oportunidade de poderem realizar a ligação entre a teoria e a prática, o que possibilita que compreendam as situações e consigam lidar com elas, apoiados na teoria.

No momento final, fizemos uma alteração no nosso cronograma, que previa a realização da Oficina l0 no dia 16/07, mas devido ao momento de avaliações nesse final de semestre letivo e ao acúmulo de atividades dos professores, não seria possível que realizássemos a oficina nessa data, portanto adiamos para o dia 06 de agosto. Após termos remarcado a data, conversamos rapidamente sobre as próximas unidades – Coesão textual e Relações lógicas no texto - que continuariam a tratar da harmonia entre os fatores que integram o texto.

Concluo que a implementação do programa Gestar II na minha escola foi uma grande motivação para que nós professores repensássemos nossa prática e nos dispuséssemos a modificá-la. Sinto que estamos todos comprometidos com as transformações que ele poderá trazer para nossa escola e, principalmente, para nossos alunos.



Proposta de atividades - Oficina 8 - TP4


Para aplicação em sala de aula, uma ideia interessante seria montar um painel com as fotografias dos próprios alunos e, abaixo de cada imagem, escrever o nome da profissão que desejam exercer no futuro. Em seguida, pedir que escrevam um pequeno texto publicitário relacionado à imagem.

Para a realização dessa tarefa, o professor levaria revistas, jornais e outros materiais que pudessem ajudar os alunos a se inspirar e criar o texto. A propaganda poderia ser da escola, levando-se em conta que ela trabalha no sentido de formar profissionais futuros. Poderia ser também um anúncio, incentivando outras crianças a seguirem os passos daquelas que um dia sonharam com as profissões assinaladas e que, através de muito estudo, alcançaram seus objetivos. Enfim, deixe que a imaginação funcione!

Na aula seguinte, dando continuidade ao tema, poderia ser feita uma produção de texto, na qual os alunos escreveriam uma carta a um profissional que tenha escolhido a mesma profissão desejada por eles e lhe faria todas as perguntas referentes ao trabalho que tem. Com isso, eles não só estariam se informando a respeito de algo que almejam, como também estariam adquirindo novos conhecimentos.

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Relatório – Oficina 8 – TP4

O encontro para a realização da Oficina 8 aconteceu no dia 18 de junho na Escola Municipal Zara de Paula. Iniciamos, como de costume, fazendo uma retomada dos conteúdos tratados nas unidades em estudo: Mergulho no texto (Unidade 15) e A produção textual _ Crenças, teorias e fazeres (Unidade 16). A partir dos objetivos de aprendizagem de cada unidade, fomos relendo trechos destacados em nossos TPs e tecendo comentários a respeito. Os assuntos abordados foram de grande importância para nós, visto que estamos trabalhando em um projeto que objetiva melhorar a leitura, interpretação e a produção escrita de nossos alunos.

O relato do desenvolvimento dos trabalhos em sala de aula foi muito interessante e animador, pois percebi que os professores estão realmente comprometidos com a proposta do Gestar e têm se esforçado ao máximo no cumprimento de suas tarefas. As atividades selecionadas para o Avançando na prática foram a sequência de um diário (p.133 – TP4) e uma redação sobre algo corriqueiro (p.172- TP4), ambas as atividades aplicadas no 6º ano. Os professores observaram a criatividade com que o tema foi tratado e enfatizaram a construção da coerência e coesão nos textos produzidos. Lembramos ainda sobre a importância de se trabalhar com temas sobre os quais os alunos tenham conhecimento prévio, fundamental para seu interesse pelo texto.

No desenvolvimento da atividade proposta para a oficina houve muita pesquisa e reflexão, consequentemente, o resultado ficou ótimo. Elaboramos uma proposta na qual montaríamos um painel com as fotografias de nossos alunos e, embaixo de cada foto, escreveríamos a profissão que desejam exercer no futuro. Após algumas orientações e sugestões do professor, os alunos escreveriam um anúncio a partir daquele painel. Na aula seguinte, dando continuidade ao tema, eles seriam orientados a escrever uma carta a um profissional que tenha escolhido a mesma profissão desejada pelo aluno. Nessa carta eles tirariam todas as dúvidas a respeito da profissão e ainda teriam a oportunidade de adquirirem informações complementares.

Na avaliação da oficina, concluímos que o Gestar tem contribuído muito para nossa atualização e aperfeiçoamento. Ao adquirirmos novos conhecimentos e adotarmos estratégias inovadoras, melhoramos nossa atuação em sala de aula e proporcionamos uma grande melhoria no ensino-aprendizagem.
Na última parte da oficina, fiz uma pequena introdução das próximas unidades e deixei alguns questionamentos para que os professores pensassem e respondessem no próximo encontro, pois eram questões que seriam abordadas nas unidades seguintes.